A longa e ilustre história da Jaguar no automobilismo sempre moldou a evolução dos nossos carros de passeio. Ao competir na Fórmula E, continuamos esse legado e seguimos no rumo dos nossos futuros veículos elétricos.
NOSSOS CARROS DE CORRIDA
Jaguar XK120
Data: 1948 - 1954
Velocidade máxima: 200,5 km/h
Capacidade do motor: 3.442 cc / 201 pol³
Potência: 160 cv
Fato: na época de seu lançamento, o XK120 é o carro produzido em série mais rápido do mundo.
Jaguar C-TYPE
Data: 1951 - 1953
Velocidade máxima: 231,7 km/h
Capacidade do motor: 3.442 cc / 210 pol³
Potência: 207 cv
Fato: Os freios a disco do C-Type tornam-se item de série na indústria automobilística.
Jaguar D-TYPE
Data: 1954 - 1957
Velocidade máxima: 260,7 km/h
Capacidade do motor: 3.442 cc / 210 pol³
Potência: 250 cv
Fato: o D-Type vence em Le Mans em 1955, 1956 e 1957.
Jaguar XJS
Data: 1975 - 1996
Velocidade máxima: 246,2 km/h
Capacidade do motor: 4.235 cc / 258 pol³
Potência: 285 cv
Fato: o XJS vence as 24 Horas de Spa em 1983.
Jaguar XJR
Data: 1983 - 1991
Velocidade máxima: 368,5 km/h
Capacidade do motor: 6.995 cc / 426 pol³
Potência: 750 cv
Fato: em 1990, o XJR-12 conquista o primeiro e o segundo lugares em Le Mans.
Jaguar R1 – R5
Data: 2000 - 2004
Velocidade máxima: 312,2 km/h
Capacidade do motor: 2.998 cc / 464 pol³
Potência: 770 cv
Fato: Eddie Irvine e Mark Webber defendem a equipe Jaguar de F1.
Jaguar I-TYPE 1
Data: 2016 - 2017
Velocidade máxima: limitada a 225,3 km/h
Potência: 270 cv
Fato: volta da Jaguar às corridas na 3ª temporada da Fórmula E, 2016/17.
Jaguar I-TYPE 2
Data: 2017 - 2018
Velocidade máxima: limitada a 225,3 km/h
Potência: 270 cv
Fato: A Jaguar marcou sua primeira posição no pódio e no primeiro pole position com o I-TYPE 2 na temporada 4, 2017/18.
Jaguar I-TYPE 3
Data: 2018 - 2019
Velocidade Máxima: 250 km/h
Capacidade do motor: 52 kWh
Potência: 250 kW
Fato: o Jaguar I-TYPE 3 garantiu a primeira vitória da equipe na Fórmula E no E-Prix de Roma em 2019, primeira vitória internacional da Jaguar no automobilismo desde 1991.
Jaguar I-TYPE 4
Data: 2019 - 2020
Velocidade Máxima: 280 km/h
Capacidade do motor: 52 kWh
Potência: 250 kW
Fato: o Jaguar I-TYPE 4 tem o powertrain mais leve e eficiente já produzido pela Jaguar Racing, o que garantiu uma vitória incontestável na Cidade do México, além da Pole Position e do pódio em Santiago.
Jaguar I-TYPE 5
Data: 2021 – 2022
Velocidade Máxima: 280 km/h
Capacidade do motor: 54 kWh
Potência: 250 kW
Fato: o powertrain do Jaguar I-TYPE 5 foi desenvolvido internamente com um inversor de última geração que apresentava 24 quilates de ouro devido às suas propriedades altamente condutoras.
Jaguar I-TYPE 6
Data: 2023 - 2024
Velocidade Máxima: 320 km/h
Capacidade do motor: 47 kWh
Potência: 350 kW
Fato: o Jaguar I-TYPE 6 é o carro de corrida mais avançado e eficiente já construído pela Jaguar e possui frenagem regenerativa tão potente que não possui freios traseiros convencionais.
DATAS PRINCIPAIS
Jaguar XK120
1948-1954 - SILVERSTONE E LE MANS
Um incrível carro esportivo, e carro de testes para o revolucionário motor XK, o Jaguar XK120 foi o carro produzido em série mais rápido do mundo. Em 1949, o XK120 recebe a bandeira quadriculada em Silverstone e, um ano depois, três XK120 fazem sua estreia em Le Mans. É o início de uma nova era no automobilismo.
Jaguar C‑TYPE
1951-1953 – LE MANS
Em 1951, o engenheiro aeronáutico Malcolm Sayer se une à Jaguar, trazendo consigo a disciplina e a excelência de sua área. Sua primeira colaboração, o C-Type, vence em LeMans e o segundo piloto Stirling Moss quebra o recorde da volta mais rápida. Em 1953, o C-Type vence novamente em Le Mans e ocupa o primeiro, o segundo e o quarto lugar.
Jaguar D‑TYPE
1954-1957 – LE MANS
O mau tempo roubou a vitória do D-Type em Le Mans em 1954, mesmo depois de ele ter batido o recorde de velocidade de 273 km/h. Mas o carro volta ao ataque, faturando os títulos de 1955, 1956 e 1957. Nesse último ano, ocupa cinco dos seis primeiros lugares. Até hoje, o D-Type continua a ser um dos carros de corrida mais excitantes já construídos.
Jaguar XJS
1975-1996 – ETCC e 24 HORAS DE SPA
Em 1982, sob a bandeira da TWR, o piloto britânico Tom Walkinshaw inscreveu um time de XJS com motor V12 no Campeonato Europeu de Turismo (ETCC), conquistando diversas vitórias. Walkinshaw foi adiante e, em 1984, conquistou o título de pilotos do ETCC, vencendo no mesmo ano as prestigiadas 24 Horas de Spa.
Jaguar XJR-9
1983-1991 – 24 HORAS DE DAYTONA e LE MANS
Os XJR de cockpit fechado foram formidáveis nos circuitos de longa distância do mundo – e o seu auge ocorreu no XJR-9 de 1988. O superesportivo de motor V12 chegou à vitória nas 24 Horas de Daytona e logo depois em Le Mans, quando o piloto Martin Brundle e a Jaguar conquistaram, respectivamente, os Campeonatos de Pilotos e de Construtores.
Jaguar R1 a R5
2000-2004 – FÓRMULA 1
Durante a incursão da Jaguar na Fórmula 1, vários pódios foram conquistados por Eddie Irvine, ex-piloto da Ferrari. A equipe também serviu de campo de treinamento para o aclamado piloto australiano Mark Webber. Sob o controle e a engenharia da Ford, a Jaguar Racing desenvolveu três carros movidos pelo motor Cosworth V10.
Jaguar I‑TYPE 1
2016 – FÓRMULA E
Inspirada pela herança no automobilismo e movida por um time de engenheiros de pista consagrados e técnicos brilhantes, a equipe Jaguar Racing entra na Fórmula E com o incrível I-TYPE 1, com coragem, espírito competitivo e determinação.
Jaguar I-TYPE 2
2017 - FÓRMULA E
Com a introdução do I-TYPE 2, a Jaguar Racing registrou sua temporada de Fórmula E mais bem-sucedida até o momento, com várias colocações entre as dez primeiras. Desenvolvido especificamente para circuitos de rua desafiadores, o I-TYPE 2 entregou até 270 cv e 0 a 100 km/h em apenas 2,9 segundos.
Jaguar I-TYPE 3
2018 - 2019 – FÓRMULA E
Pilotado pelo neozelandês Mitch Evans, o Jaguar I-TYPE 3 fez história para a Panasonic Jaguar Racing ao conquistar a primeira vitória da equipe na ABB FIA Fórmula E no e-Prix de Roma, em abril de 2019, primeira vitória internacional da Jaguar no automobilismo desde 1991.
Jaguar I-TYPE 4
2019 - 2020 – FORMULA E
O Jaguar I-TYPE 4 apresentou o powertrain mais leve e eficiente já produzido pela Jaguar Racing, com uma velocidade máxima de 280 km/h. O carro teve uma vitória dominante na Cidade do México, e uma Pole Position e um pódio em Santiago. A temporada foi encerrada com 6 corridas cheias de ação ao longo de 9 dias em um circuito fechado no histórico aeroporto Berlin Tempelhof, na Alemanha. A Panasonic Jaguar Racing terminou forte na 7ª posição nas classificações de equipes do Campeonato.
Jaguar I-TYPE 5
2021 - 2022 – FÓRMULA E
O Jaguar I-TYPE 5 apresenta um powertrain de última geração, desenvolvido internamente pelos engenheiros da Jaguar Racing, centrado em ganhos de eficiência e peso reduzido. Na temporada de 2022, o Jaguar I-TYPE 5 garantiu quatro vitórias, sete pódios, uma pole position em Mônaco, e Mitch Evans ainda fez história com uma dupla vitória em Roma.
Jaguar I-TYPE 6
2023 - 2024 – FÓRMULA E
O Jaguar I-TYPE 6 é o carro elétrico de corrida mais avançado da Jaguar. É o primeiro carro de Fórmula E da FIA com powertrains dianteiro e traseiro, dobrando a capacidade regenerativa e eliminando os freios traseiros. No Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula de 2023, a Jaguar TCS Racing terminou a competição com 292 pontos, ostentando 11 pódios, quatro vitórias e três pole positions.
SIGA EXPLORANDO